| |
O termo geodésia ou geodesia (do grego Γεωδαισία, composto de γη, "terra", e δαιζω, "dividir") foi usado, pela primeira vez, por Aristóteles (384-322 a.C.), e pode significar tanto 'divisões geográficas da terra como também o ato de dividir a terra (por exemplo, entre proprietários).
(Geodésia) Geociências e Engenharia, que trata do levantamento e da representação da forma e da superfície da terra (Definição clássica de Helmert), global e parcial, com as suas feições naturais, artificiais e o campo gravitacional da Terra.
O termo geodésia também é usado em Matemática para a medição e o cálculo acima de superfícies curvas, lançando mão de métodos semelhantes àqueles utilizados na superfície da terra.
Em Física, geodésia é o nome da trajetória reta no espaço curvo, de corpos como a Terra. Isso acontece em função da gravidade.
A geodésia fornece as suas teorias e seus resultados de medição e cálculo, a referência geométrica para as demais geociências como também para a geo-informática, sistemas de informações territoriais, cadastros, planejamento, engenharias de construção, navegações aérea, marítima e rodoviária, entre outros, inclusive para aplicações militares e programas espaciais.
Fonte: Wikipédia |